A Arpef nasceu em 1986 quando um grupo de terapeutas resolveu trazer para o Rio de Janeiro uma proposta de reabilitação iugoslava, já consagrada em diversos países e estados brasileiros (SP, PR, PE, RN), o Método Verbotonal na Reabilitação da Audição, Fala e Linguagem (Centros SUVAG).
Com uma proposta de atendimento diferenciada e intensiva, incluindo a participação ativa dos familiares, esse programa alcançou resultados muito positivos, possibilitando ao surdo uma comunicação oral eficiente.
Enquanto essa proposta era desenvolvida na Arpef, a equipe técnica aprofundava seus estudos na área da surdez e percebia que, para caminhar em direção ao seu propósito maior, ou seja, a integração do surdo na sociedade, duas ações se faziam necessárias: oferecer ao surdo a língua de sinais e sair do espaço clínico e trabalhar pela acessibilidade na sociedade, especialmente na televisão.
Assim iniciamos pioneiramente no nosso país duas ações fundamentais, uma em direção ao bilinguismo e outra abrindo portas para que a acessibilidade se tornasse uma realidade.
Com uma proposta de atendimento diferenciada e intensiva, incluindo a participação ativa dos familiares, esse programa alcançou resultados muito positivos.
Iniciamos a fase “fora do espaço clínico”, participando de passeatas pelo reconhecimento da Libras, por legendas em propaganda política na televisão, por maior acessibilidade em geral!
Em 1998 a Arpef faz um projeto que deu origem ao CPL Centro de Produção de Legendas, primeira produtora no país na produção de legendas gravadas para televisão (closed caption). Patrocinado por Furnas, Centrais Elétricas do RJ, o CPL vem trabalhando desde então recursos de acessibilidade na televisão, teatro, cinema e, em parceria com a Arpef, em várias edições de projetos Culturais acessíveis como Cinema Nacional Legendado e Audiodescrito, patrocinado e realizado no CCBB Centro Cultural Banco do Brasil.
A partir da sua terceira década de atuação, a Arpef passou a receber um novo público, pacientes com distúrbios na comunicação, não necessariamente tendo como causa a surdez, mas de diferentes causas, leves e complexas. Com esse novo panorama, chegaram novos desafios e adaptações que vêm alcançando resultados muito gratificantes.