|
A técnica AUDIOVISUAL tem como foco o aspecto morfo-sintático da língua.
Histórias seqüenciadas contendo diálogos estimulam o aprendizado da língua estruturada e criam condições para que a criança transfira os conceitos aprendidos em situações de vida diária.
O Audiovisual é chamado "carro-chefe " do Programa Verbotonal, pois é a partir desta técnica que todo o programa de reabilitação se organiza e se estrutura. A partir da história escolhida para o planejamento mensal ("Chapeuzinho Vermelho", por exemplo), o tema a ser explorado na técnica Conjunto é também escolhido obedecendo a esse contexto, e poderá ser: alimentos (cesta com coisas para a vovó; animais domésticos e selvagens (lobo); família (mamãe, vovó, filha); etc. E nas técnicas de Rítmica Fonética (Corporal e Musical), serão escolhidos fonemas e alguma música ("Eu sou o lobo mau", por exemplo), para serem trabalhados.
O importante é a adequação do diálogo à condição do grupo, nível lingüístico e de fala. E essa adequação também se dá na forma proposta para explorar esta história, que poderá ser através de material concreto, cartazes e slides, dependendo da idade do grupo.
|
|