Método Verbotonal > Fundamentação Teórica

Peter Guberina percebeu que a audição e a articulação são fenômenos solidários e, assim, o quão importante é a estimulação do resíduo auditivo para a produção da fala. Da mesma forma, o quanto a estimulação da percepção dos valores da fala (ritmo, entonação, tempo, etc) era fundamental para possibilitar uma fala mais inteligível e comunicativa.

Guberina também valorizou o corpo como receptor e emissor de linguagem, pois o corpo não só é capaz de “ouvir”(sensibilidade para captar informações vibro-táteis), como também de produzir linguagem através de gestos e mímicas.

“Nesse sentido, o significado da fala é transmitido não só através de elementos lingüísticos, mas também através de informações auditivas e visuais presentes no ritmo, na entonação, na intensidade, no tempo, na pausa, na tensão e nos gestos do falante.” (Guberina, 1991)

Guberina dá início à concepção de um programa metodológico, aliando estudos sobre o funcionamento da audição à estudos na área da linguagem. Utiliza aparelhos de estimulação auditiva, especialmente desenvolvidos para o método, denominados Aparelhos Suvag (Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina), capazes de estimular qualitativamente o resto auditivo e participar de forma eficiente na oralização das crianças surdas.

O Método Verbotonal propõe assim uma estimulação qualitativa das sensibilidades auditivas restantes, juntamente com uma proposta de desenvolvimento da linguagem dentro de uma visão ampla, pragmática e mais próximo possível de uma comunicação natural.

 

Método Verbotonal
Histórico
Técnicas
Voltar
 
Rua 19 de Fevereiro 163, Botafogo, Rio de Janeiro - Tel: 021 25426994